ASSINE NOSSA NEWSLETTER
GANHE DESCONTOS DE 5 A 15% PARA RECEBER NOSSOS INFORMATIVOS

Nossas redes:   

  • Nenhum produto no carrinho.

Como Escolher o Melhor PC Gamer 2020

Como Escolher o Melhor PC Gamer 2020

Os PC gamer são equipamentos muito desejados pelos amantes de jogos. Afinal, eles proporcionam uma experiência imersiva, graças a sua configuração que visa o desempenho máximo. Por isso, costumam ser equipados com os melhores hardwares, como placas de vídeo GeForce, processadores Core i7 e Ryzen 7.

Por ser um eletrônico voltado para performance, alguns detalhes precisam ser observados antes da compra, e você vai conhecer todos eles aqui no nosso artigo!

PC gamer é o nome dado ao computador de mesa, o famoso desktop, que possui uma configuração mais parruda, voltada para performance em jogos. Para isso, esses equipamentos utilizam hardwares mais modernos, de modo a otimizar o desempenho e a qualidade gráfica durante as partidas.

 

Até pouco tempo, esses computadores eram vendidos por preços bastante elevados, o que dificultava o acesso por boa parte das pessoas. Mas hoje em dia, esse mercado se tornou mais acessível, e encontrar um PC gamer barato e de boa qualidade não é uma tarefa tão difícil assim.

Como Escolher o Melhor PC Gamer

Se você tem dúvidas quanto as detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de escolher um novo PC gamer, está no lugar certo! A seguir, você encontrará todas as informações que precisa para fazer a melhor escolha possível para o seu perfil de usuário. Confira todos os detalhes!

O processador é o cérebro de um computador, por isso, é fundamental que um PC gamer tenha um processador poderoso nessa função. Há 2 marcas de grande renome no mercado, a Intel e a AMD. Veja a seguir os principais modelos dessas marcas, todos com poder suficiente para rodar seus games:

  • Core i5 e Ryzen 5: possuem um bom poder de processamento, contudo, são mais indicados para jogos leves e intermediários. A principal vantagem é o preço mais acessível, que resulta em um bom custo-benefício.
  • Core i7 e Ryzen 7: são mais modernos e eficientes, capazes de rodar com facilidade até os jogos mais pesados. Embora sejam um pouco mais caros, são um excelente investimento para quem busca alta performance.
  • Core i9 e Ryzen 9: são bem mais caros, mas entregam uma performance suficiente para qualquer tipo de jogo e tarefa. No entanto, é um pouco mais difícil encontrar um PC gamer equipado com esses hardwares, devido o custo elevado.

Vale lembrar que existem opções mais acessíveis, como o Intel Core i3 e o AMD Ryzen 3, por exemplo. Contudo, como se trata de um equipamento que visa performance, é melhor optar por um processador mais eficiente, o que certamente evitará travamentos e até mesmo incompatibilidade com jogos mais modernos.

8 GB ou Mais de Memória RAM para Suportar os Games Mais Pesados

Memoria RGB

Ter uma boa quantidade de memória RAM é fundamental o bom desempenho de um PC gamer. Isso porque, é ela que armazena todos os dados temporários dos jogos, tarefas e programas que estão sendo executados. Em geral, o mais recomendado é que um PC gamer tenha pelo menos 8 GB de memória RAM.

 

Assim, todas as informações sobre o game são acessadas de forma rápida e eficaz, garantindo um melhor desempenho. Caso você pretenda rodar o que há de mais moderno em relação a jogos, é ainda mais indicado optar por hardwares mais parrudos, com 32 GB, ou até mais, de capacidade.

Placas de Vídeo de Pelo Menos 4 GB para Rodar Jogos Sem Lag

Sem dúvidas, as placas de vídeo são um dos principais diferenciais em um PC gamer, afinal, elas são as responsáveis pelo processamento de toda parte gráfica do computador. Sendo assim, quanto mais eficiente for esse hardware, maior será o nível de detalhamento e fluidez de imagem durante as partidas.

 

Se os seus jogos favoritos são intermediários, e não exigem tanto processamento gráfico, placas de vídeo com 4 GB já são suficientes para rodar em full HD. Mas se você é um entusiasta mais avançado e prefere os games de última geração, o melhor é optar por modelos com 6 ou 8 GB de memória de vídeo.

 

Além das especificações, é fundamental escolher um PC gamer com um hardware confiável. Entre os modelos mais conceituados e populares estão os da linha NVidia GeForce e AMD Radeon, como a GTX 1050 Ti  e a RX 5500 XT, que certamente podem trazer muita qualidade ao seu setup.

Observe a Capacidade de Armazenamento, Você Precisa Dela para Instalar os Jogos

Um bom espaço de armazenamento é fundamental para o PC gamer, já que é utilizado para instalação dos jogos no computador. Por isso, o mais recomendado é se tenha aproximadamente 1 TB de capacidade. Mas, além disso, verifique o tipo de hardware utilizado, pois isso influencia no desempenho.

 

  • HD (Hard Disk): é o tipo mais antigo, mas ainda muito popular entre os PC gamer disponíveis no mercado. Embora sejam mais lentos, oferecem um bom custo-benefício, já que são mais baratos.
  • SSD (Solid State Drive): é o hardware de armazenamento mais moderno e veloz atualmente. Por não conter partes mecânicas, seu desempenho é superior ao do HD. Contudo, por ser mais caro, normalmente é encontrado em opções menores, como 120 ou 250 GB.
  • Híbrido: é o PC gamer que possui os 2 tipos hardware. Essa composição é muito utilizada para aumentar a capacidade e também o desempenho, sem que o custo final fique tão alto quanto o das opções que utilizam apenas o SSD.

 

Caso você queira aproveitar o desempenho que as memórias SSD oferecem, uma possibilidade é adquirir um PC gamer com menor capacidade, em torno de 250 GB, e utilizar um HD externo para complementar a memória. Dessa forma é possível reduzir o custo do equipamento.

Prefira Fontes de 500 W, pois o PC Gamer Precisa de Mais Energia

Algo que não é tão observado em computadores comuns, mas que é essencial para um PC gamer, é a fonte de alimentação utilizada. Como os hardwares desse tipo de equipamento são mais parrudos, logicamente eles precisam de mais energia para funcionar corretamente.

Uma fonte de alimentação inadequada não consegue gerar energia suficiente para os hardwares, e com isso pode sofrer sobrecargas durante o uso mais intenso. Nesses casos ela pode acabar queimando, resultando em danos graves a todo o conjunto de peças.

Para evitar esse problema, o mais recomendado é utilizar fontes de 500 W ou mais de potência real. Há também fontes de potência nominal, contudo, o valor que eles informam é uma estimativa de potência, que na maioria das vezes não é atingida, ao contrário das reais. Portanto, atenção!

Escolha um Sistema Operacional que Seja Compatível com Seus Jogos Favoritos

Tão importante quanto ter hardwares poderosos equipando o seu PC gamer, é ter um sistema operacional que seja compatível com os seus jogos favoritos. Vale lembrar que não há um sistema melhor ou pior que o outro, sendo essa escolha uma questão de gosto pessoal. Windows e Linux são os mais encontrados.

Contudo, a quantidade de programas e jogos compatíveis podem mudar de acordo com a escolha. O Windows é o sistema operacional mais usado e compatível com praticamente todos os jogos, atualmente. Já o Linux é uma opção mais leve e que exige menos do computador, porém, possui uma compatibilidade menor.

Veja Quais Periféricos e Acessórios Acompanham o PC Gamer

Comprar um PC gamer completo é sempre uma opção muito atrativa, porém, nem sempre eles são vendidos dessa forma. O que de fato se entende por computador são os componentes presentes na CPU, então muitos modelos são vendidos sem periféricos como teclado, mouse e monitor.

 

Contudo, muitas marcas tem apostado na ideia de entregar um conjunto completo. Cada vez mais é possível encontrar modelos que, além de acompanhar os periféricos citados acima, incluam acessórios como headset, ratos, teclados, mousepad, e até cadeiras gamer. Portanto, fique atento a este detalhe no momento da compra.

Privacy Preference Center