adolescente cria software para detectar cheats no FPS; mais de 15.000 contas já foram banidas
2Eggs, de 19 anos, ajudou a Valve a detectar erros no Counter-Strike: Global Offensive e Steam. O programa usa inteligência artificial e pode detectar trapaças em segundos.
Um dos maiores problemas enfrentados pela comunidade Counter-Strike: Global Offensive é o programa de trapaça que os jogadores usam para aproveitar uma vantagem inadequada no jogo. Com isso em mente, um jogador de FPS chamado 2Eggs criou o HestiaNet, uma inteligência artificial que pode ajudar a resolver esse problema. Até o momento, com a ajuda do programa, mais de 15.000 contas de atiradores foram banidas. O HestiaNet é suportado por demonstrações de jogos de 2015 até o presente. A inteligência artificial pode ser treinada para detectar qualquer comportamento suspeito durante o jogo, como mover alvos e personagens além do padrão dos jogadores comuns. O software é executado dentro da própria conta do criador no Reino Unido sem intervenção manual. O programa funciona analisando a demo Overwatch, que é uma ferramenta de monitoramento da comunidade que ajuda a Valve a detectar trapaceiros. Quando uma pessoa gasta alguns minutos para analisar o comportamento do suspeito, o HestiaNet o detecta em alguns segundos.
Após o veredicto, o programa armazenará o SteamID do suspeito e verificará regularmente se o jogador foi banido pelo sistema anti-fraude VAC da Valve.
A taxa efetiva do HestiaNet é de 98,36%, e 17.659 casos foram analisados, dos quais 15.356 foram condenados e 15104 foram banidos pelos desenvolvedores. Esta não é a primeira vez que a 2Eggs ajuda a Valve. Em outubro, o criador do HestiaNet recebeu US $ 11.450 (aproximadamente R $ 480.000) para detectar certos erros e riscos de segurança no Steam.